Curadoria Inteligente
23/06/2026 | 3 min leitura

Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas avança em arborização urbana e reestrutura viveiro municipal

A Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas está implementando ações de arborização urbana, planejando um plano municipal e reorganizando o viveiro.

Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas avança em arborização urbana e reestrutura viveiro municipal

A secretária também comunicou que o viveiro municipal permanece em operação de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem interrupção para almoço. Foto: Reprodução/TVC HD.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Lagoas está progredindo com as ações de arborização urbana e desenvolvendo um plano municipal específico para o setor. Esses projetos abrangem intervenções no Parque Linear, a manutenção de espaços públicos e a organização do viveiro municipal, priorizando o planejamento técnico e a sustentabilidade. As informações foram apresentadas pela secretária de Meio Ambiente, Mariana Amaral.

Mariana detalhou que o projeto de plantio das 111 árvores no Parque Linear foi uma iniciativa do prefeito Cassiano Maia para celebrar o aniversário da cidade. Ela mencionou que o plano demandou estudos técnicos aprofundados devido às características do terreno, um antigo traçado ferroviário com grande quantidade de concreto e resíduos no subsolo.

A secretária informou que o planejamento selecionou espécies apropriadas para assegurar sombreamento, conforto térmico e um bom paisagismo. O trabalho incluiu um levantamento técnico e a demarcação das áreas de plantio pelas equipes da secretaria. As 111 árvores já foram plantadas, utilizando espécies nativas e adaptadas ao espaço disponível, com foco em árvores de sombra e espécies pioneiras em locais estratégicos.

Mariana enfatizou que a intenção agora é estender esse modelo de arborização para outras partes do município. A secretaria está desenvolvendo um plano municipal de arborização, que ainda não foi oficialmente implementado, mas que servirá como guia para o plantio em vias públicas, canteiros, praças e zonas de revitalização, como a Lagoa Maior.

Segundo a secretária, o plano terá um horizonte de longo prazo e incorporará critérios técnicos como a composição do solo, a existência de redes de água e esgoto, fiação elétrica, o impacto de espécies invasoras e o potencial alergênico para a população. Ela salientou que a meta é prevenir problemas futuros, assegurando a segurança e o equilíbrio ecológico.

Mariana reiterou que o plantio em espaços públicos requer a permissão da Secretaria, de acordo com o decreto municipal mencionado por ela, além da orientação técnica da equipe. O processo considera a infraestrutura urbana e as condições ideais para cada tipo de espécie, a fim de evitar riscos como a queda de árvores e interferências nas redes de serviços públicos.

Outro programa mencionado foi o “Adote um Canteiro”, que foi retomado neste ano. Conforme a secretária, os interessados devem submeter um projeto à pasta, que analisará a adequação das espécies e o compromisso de manutenção, que inclui irrigação e poda preventiva. Após a aprovação, um termo de responsabilidade é assinado entre o responsável e o município.

Ela também comunicou que o viveiro municipal, que já funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem interrupção para almoço, passará por um período de aproximadamente 20 dias de inatividade para reorganização, inventário das espécies e revitalização interna. O viveiro ainda recebe mudas provenientes de compensações ambientais de empresas e projetos, que são empregadas posteriormente em ações de plantio na cidade.

Original em RCN 67

No treslagoas.com, respeitamos os direitos autorais e o trabalho jornalístico local. Nossa IA gerou este resumo original para facilitar sua leitura, mas convidamos você a prestigiar a fonte original completa.