A Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou o resgate de um lobo-guará na manhã de sábado (20). O animal foi encontrado circulando pela Avenida Capitão Olinto Mancini, no bairro Jardim Primaveril, em Três Lagoas, próximo à área do antigo Exército Brasileiro.
Moradores e motoristas avistaram o lobo-guará e, preocupados com o risco de acidentes entre o animal, veículos e pedestres em uma área urbana movimentada, acionaram o telefone de emergência 190. A presença do animal gerou grande atenção da população.
Depois de circular pela região, o lobo-guará buscou abrigo em frente a um comércio perto da Avenida Jary Mercante. Foi nesse local que a equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) conseguiu efetuar o resgate de maneira segura.
Após ser capturado, o animal foi levado para a base da Polícia Militar Ambiental, onde passará por avaliação e monitoramento. Posteriormente, ele será reintroduzido em seu habitat natural, em uma área apropriada para sua sobrevivência.
A Polícia Militar Ambiental aproveita para alertar a população sobre a aparição de animais silvestres em áreas urbanas. Caso um lobo-guará seja avistado, a recomendação é não se aproximar, não oferecer alimentos e evitar qualquer tentativa de encurralar o animal. Embora sejam espécies tímidas e que geralmente evitam o contato com humanos, eles podem agir defensivamente se se sentirem ameaçados. Nessas situações, é crucial manter distância e contatar imediatamente a Polícia Militar Ambiental.