Projeto que redesenha o futuro urbano da cidade obteve aprovação por 11 votos a 4 após sessão extraordinária com plenário lotado, manifestações populares e discussões acaloradas entre os parlamentares.
Em uma sessão extraordinária marcada por grande tensão política, protestos e calorosos debates, a Câmara Municipal de Três Lagoas deu seu aval na noite desta terça-feira, dia 23, ao Projeto de Lei nº 89/2026. Este projeto visa a atualização do Plano Diretor do município e define novas diretrizes para o desenvolvimento sustentável da cidade nos próximos anos.
A proposta recebeu aprovação com 11 votos favoráveis e 4 contrários, seguindo a análise e o aval de cinco emendas modificativas integradas ao texto original. O projeto já era foco de intensas discussões nas semanas anteriores e gerou uma considerável mobilização popular, atraindo mais de 150 pessoas ao plenário da Câmara durante a etapa de votação.
Representantes de movimentos sociais, ambientalistas, professores universitários e cidadãos estiveram presentes na sessão e expressaram preocupação com os potenciais impactos urbanísticos e ambientais que a nova legislação pode ocasionar no município. Em vários momentos, o ambiente se tornou tenso, com manifestações, gritos e interrupções no plenário.
Em contrapartida, os parlamentares que apoiavam a proposta argumentaram que Três Lagoas necessitava de uma atualização urgente do Plano Diretor para acompanhar seu crescimento urbano e estabelecer bases mais modernas para o desenvolvimento econômico da cidade. Os apoiadores do texto ressaltaram que todas as comissões permanentes da Câmara emitiram parecer favorável, atestando a legalidade e a constitucionalidade da proposta.
Frente às manifestações do público presente, o presidente da Câmara, Antônio Empeke Junior, conhecido como Tonhão (PSDB), teve de intervir várias vezes para restaurar a ordem no plenário. A sessão foi caracterizada por aplausos, vaias e instantes de grande tensão entre os vereadores e os cidadãos que acompanhavam a deliberação.
Previamente à aprovação final, as cinco emendas propostas ao projeto também foram apreciadas no plenário e obtiveram aprovação por maioria. Posteriormente, o texto consolidado foi encaminhado novamente às comissões para pareceres derradeiros e, em seguida, submetido à votação conclusiva. Com a aprovação no Legislativo, o novo Plano Diretor segue agora para a sanção do prefeito Cassiano Maia (PP).