Curadoria Inteligente
25/06/2026 | 4 min leitura

Poder Legislativo marca presença em um dia histórico para Três Lagoas

A retomada da UFN-III, obra estratégica com investimentos bilionários e a presença do presidente Lula, contou com a participação do Poder Legislativo de Três Lagoas.

Poder Legislativo marca presença em um dia histórico para Três Lagoas

A retomada da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), um empreendimento de grande importância para a segurança alimentar do Brasil, que envolve mais de R$5 bilhões em investimentos, teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A manhã gelada de quinta-feira (25) em Três Lagoas emoldurou um dia memorável. Antigas estruturas metálicas, visíveis em meio à neblina, simbolizavam anos de abandono e projetos incompletos. Por mais de uma década, permaneceram inativas. Contudo, o vasto e complexo canteiro de obras foi preservado pela Petrobras e serviu como local para a assinatura de sete contratos essenciais para o reinício das construções da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III).

Entre os presentes, destacaram-se o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, acompanhados por diversas personalidades, incluindo a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet. O Poder Legislativo municipal foi representado pelo presidente da Câmara, vereador Tonhão, e pelos vereadores Davis Martinelli, Professora Maria Diogo e Robson do Alinhamento. As jovens vereadoras Mariana Tiago, presidente, e Hávila Silva, 2ª vice-presidente, que participam do programa Parlamento Jovem e são "apadrinhadas" do chefe do legislativo, também compareceram, evidenciando a atuação do programa.

Este evento, que poderia ser apenas uma formalidade de assinatura, transformou-se em uma celebração. Marcou tanto o encerramento da situação de um "elefante branco" inativo por mais de dez anos quanto o início de um futuro promissor para a cidade, a região e o Brasil, com a previsão de produção diária de toneladas de fertilizantes após a conclusão da obra.

O vereador Tonhão expressou que "a UFN-III vai além de uma construção; ela simboliza esperança, criação de empregos, fortalecimento econômico e um horizonte ainda mais promissor para Três Lagoas." Com investimentos que superam os R$5 bilhões, espera-se a geração de oito mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, além de um programa de capacitação para preparar os moradores locais. O presidente da Câmara de Vereadores enfatizou: "Minha convicção é que a população é a maior beneficiária quando investimentos de grande porte chegam à cidade."

A presença do Poder Legislativo no evento sublinha o contínuo trabalho conjunto e o compromisso dos vereadores para impulsionar o crescimento de Três Lagoas, criando novas oportunidades e estabelecendo a cidade como um modelo para Mato Grosso do Sul e para o Brasil.

O prefeito Doutor Cassiano Maia agradeceu ao governo federal pelo novo estímulo à cidade. Ele declarou que "este é o presente mais significativo que a cidade poderia ganhar em seus 111 anos. A população está grata por todo o suporte do governo federal."

Em seguida, a presidente Magda Chambriard destacou o papel vital da Petrobras para o Brasil, especialmente com a produção de uma parcela significativa da demanda interna de fertilizantes, o que, segundo ela, irá "contribuir de forma positiva para toda a sociedade e para a segurança alimentar do nosso país." Magda informou que o prazo de conclusão da obra é 2029, mas expressou confiança de que "a Petrobras sempre finaliza antes ou entrega resultados superiores aos prometidos."

Para encerrar, a presidente da Petrobras divulgou o programa “Autonomia e Renda Três Lagoas”, que oferecerá 1.400 vagas em cursos de formação e capacitação, em colaboração com o Sesi e Senai. Ela concluiu afirmando que o objetivo não é apenas erguer uma fábrica, mas também "cuidar da comunidade."

Simone Tebet, que atuou como prefeita de Três Lagoas entre 2005 e 2012 e acompanhou o início da UFN-III, salientou que Lula foi o presidente que mais contribuiu para os habitantes da cidade. "Naquela época, recordo-me de ter conseguido liberar 550 hectares para que a Petrobras estabelecesse a maior fábrica de fertilizantes da América Latina," ela rememorou.

Encerrando as falas, o presidente Lula enfatizou que a governança é uma questão de escolha e criticou a opção pela privatização. Ele mencionou que, em sua atual administração, prometeu proteger a população dos aumentos decorrentes de conflitos globais. Realmente, conforme a Fecombustíveis, o Brasil registrou um dos menores índices de inflação nos preços dos combustíveis, em uma análise comparativa de 128 países.

Luís Inácio Lula da Silva afirmou: "Fui o presidente que mais direcionou recursos para os municípios, pois é neles que as pessoas vivem, trabalham, acessam serviços de saúde e fazem suas compras." Ele expressou votos de grande prosperidade para todos os cidadãos brasileiros que serão beneficiados pela reativação desta importante obra.

Original em Perfil News

No treslagoas.com, respeitamos os direitos autorais e o trabalho jornalístico local. Nossa IA gerou este resumo original para facilitar sua leitura, mas convidamos você a prestigiar a fonte original completa.