A retomada da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), um empreendimento de grande importância para a segurança alimentar do Brasil, que envolve mais de R$5 bilhões em investimentos, teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A manhã gelada de quinta-feira (25) em Três Lagoas emoldurou um dia memorável. Antigas estruturas metálicas, visíveis em meio à neblina, simbolizavam anos de abandono e projetos incompletos. Por mais de uma década, permaneceram inativas. Contudo, o vasto e complexo canteiro de obras foi preservado pela Petrobras e serviu como local para a assinatura de sete contratos essenciais para o reinício das construções da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III).
Entre os presentes, destacaram-se o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, acompanhados por diversas personalidades, incluindo a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet. O Poder Legislativo municipal foi representado pelo presidente da Câmara, vereador Tonhão, e pelos vereadores Davis Martinelli, Professora Maria Diogo e Robson do Alinhamento. As jovens vereadoras Mariana Tiago, presidente, e Hávila Silva, 2ª vice-presidente, que participam do programa Parlamento Jovem e são "apadrinhadas" do chefe do legislativo, também compareceram, evidenciando a atuação do programa.
Este evento, que poderia ser apenas uma formalidade de assinatura, transformou-se em uma celebração. Marcou tanto o encerramento da situação de um "elefante branco" inativo por mais de dez anos quanto o início de um futuro promissor para a cidade, a região e o Brasil, com a previsão de produção diária de toneladas de fertilizantes após a conclusão da obra.
O vereador Tonhão expressou que "a UFN-III vai além de uma construção; ela simboliza esperança, criação de empregos, fortalecimento econômico e um horizonte ainda mais promissor para Três Lagoas." Com investimentos que superam os R$5 bilhões, espera-se a geração de oito mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, além de um programa de capacitação para preparar os moradores locais. O presidente da Câmara de Vereadores enfatizou: "Minha convicção é que a população é a maior beneficiária quando investimentos de grande porte chegam à cidade."
A presença do Poder Legislativo no evento sublinha o contínuo trabalho conjunto e o compromisso dos vereadores para impulsionar o crescimento de Três Lagoas, criando novas oportunidades e estabelecendo a cidade como um modelo para Mato Grosso do Sul e para o Brasil.
O prefeito Doutor Cassiano Maia agradeceu ao governo federal pelo novo estímulo à cidade. Ele declarou que "este é o presente mais significativo que a cidade poderia ganhar em seus 111 anos. A população está grata por todo o suporte do governo federal."
Em seguida, a presidente Magda Chambriard destacou o papel vital da Petrobras para o Brasil, especialmente com a produção de uma parcela significativa da demanda interna de fertilizantes, o que, segundo ela, irá "contribuir de forma positiva para toda a sociedade e para a segurança alimentar do nosso país." Magda informou que o prazo de conclusão da obra é 2029, mas expressou confiança de que "a Petrobras sempre finaliza antes ou entrega resultados superiores aos prometidos."
Para encerrar, a presidente da Petrobras divulgou o programa “Autonomia e Renda Três Lagoas”, que oferecerá 1.400 vagas em cursos de formação e capacitação, em colaboração com o Sesi e Senai. Ela concluiu afirmando que o objetivo não é apenas erguer uma fábrica, mas também "cuidar da comunidade."
Simone Tebet, que atuou como prefeita de Três Lagoas entre 2005 e 2012 e acompanhou o início da UFN-III, salientou que Lula foi o presidente que mais contribuiu para os habitantes da cidade. "Naquela época, recordo-me de ter conseguido liberar 550 hectares para que a Petrobras estabelecesse a maior fábrica de fertilizantes da América Latina," ela rememorou.
Encerrando as falas, o presidente Lula enfatizou que a governança é uma questão de escolha e criticou a opção pela privatização. Ele mencionou que, em sua atual administração, prometeu proteger a população dos aumentos decorrentes de conflitos globais. Realmente, conforme a Fecombustíveis, o Brasil registrou um dos menores índices de inflação nos preços dos combustíveis, em uma análise comparativa de 128 países.
Luís Inácio Lula da Silva afirmou: "Fui o presidente que mais direcionou recursos para os municípios, pois é neles que as pessoas vivem, trabalham, acessam serviços de saúde e fazem suas compras." Ele expressou votos de grande prosperidade para todos os cidadãos brasileiros que serão beneficiados pela reativação desta importante obra.