Em um evento que assinala o fim de um hiato de mais de uma década, o canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-3) foi palco, nesta quinta-feira, 25 de junho, da cerimônia oficial de retomada daquela que é considerada uma das maiores obras industriais do país. O ato contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Prefeito de Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia, além do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha) — representando o governador Eduardo Riedel — , marcando um novo capítulo para a soberania nacional e a economia local.
Durante a solenidade, que reuniu a cúpula da Petrobras, representada pela sua presidente Magda Chambriard, e lideranças políticas como a ex-ministra Simone Tebet, o Dr. Cassiano Maia ressaltou a importância da união de esforços para o sucesso do projeto. “Esta conquista é fruto de muitas mãos, de governos e de partidos diferentes. A obra que parou, finalmente voltou a andar e isso representa crescimento econômico para a nossa cidade e, principalmente, geração de empregos”, afirmou o prefeito em seu discurso.
Impulso Econômico e Geração de Empregos
A retomada da UFN-3 é vista como o principal motor de desenvolvimento para Três Lagoas nos próximos anos. Com cerca de 81% das obras já concluídas e mais de R$ 3 bilhões investidos, a Petrobras prevê um aporte adicional de aproximadamente US$ 1 bilhão (equivalente a R$ 5 bilhões) para finalizar a unidade.
O impacto social será imediato:
- Empregos: Estima-se a criação de mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, durante a fase de conclusão.
- Capacitação: Quase 4 mil vagas de treinamento para a mão de obra local estão previstas.
- Produção: Quando entrar em operação, em 2029, a fábrica produzirá 3.600 toneladas/dia de ureia e 2.200 toneladas/dia de amônia, suprindo até 15% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados.
Soberania e Desenvolvimento Regional
A retomada ocorre no momento em que Três Lagoas celebra 111 anos de emancipação, consolidando sua transição de um polo industrial para uma cidade focada na qualidade de vida e diversificação econômica. “O emprego aqui tem rosto, nome e endereço. Três Lagoas esperou, resistiu e hoje recomeça”, concluiu Maia.
O ato encerrou-se com a assinatura de 11 contratos estratégicos para a continuidade das obras, reafirmando o compromisso do Governo Federal e da Petrobras com a conclusão definitiva da fábrica.